Translate

24 agosto 2016

Organizando a coleção: Parte 5 – Armazenamento da Coleção

Obviamente que são em estantes ou prateleiras, mas vou falar um pouco sobre os tipos e modelos que testei ao longo dos anos, e quais suas vantagens e desvantagens.

Com o tempo e as mudanças, minha coleção ficou em diversos lugares diferentes: Estantes de madeira, de aço, prateleiras… O correto é que a coleção fique em local onde não incida luz solar direta ou indireta. Aliás, o ideal é que luz de espécie alguma, nem mesmo de lâmpadas, fique interagindo o tempo todo com os álbuns. A luz ultravioleta deteriora tanto o papel quanto os diversos tipos de plásticos e colas dos álbuns.

Estante de madeira: Sempre é muito bonito, mas… A madeira possui verniz e outros produtos cujos vapores podem interagir quimicamente com os álbuns. Se for em madeira resinosa, como Pinus, pior ainda. Além do mais, absorve umidade (o maior inimigo dos selos), e pode atrair traças e outros insetos (outro grande inimigo dos selos).

Estante de compensado/fórmica: É o pior modelo, e não recomendo também, pois as prateleiras sentem o peso dos álbuns e se deformam com o tempo, além de absorverem ainda mais umidade que as de madeira.

Estante de aço: Não é tão bonito quanto uma linda estante de madeira maciça entalhada, mas é o ideal. Melhor ainda se for de um modelo que possui portas, pois evita que qualquer luminosidade atinja os álbuns e protege contra poeira e olhares curiosos. Há modelos inclusive com fechadura à chave, o que é ainda melhor.

Se você também puder colocar um desumidificador de ar e um aparelho anti-mofo elétrico no ambiente, melhor ainda. Ar-condicionado é bom, pois mantém a temperatura constante, além de desumidificar o ar.

Você também pode usar nas prateleiras da estante:

Folhas de louro: Absorvem a umidade e evitam mau cheiro. (Devem ser trocadas a cada 30 dias). Pedras de carvão fazem o mesmo trabalho.

Cravo da India em um pequeno copinho, daqueles descartáveis para servir café, para espantar as traças e outros insetos.

Pó de café em um pequeno copinho para espantar traças e outros insetos.

Giz para quadro negro, em um pequeno recipiente, para absorver a umidade.

Não coloque bolinhas de naftalina próximas aos álbuns, como alguns incautos tem o péssimo hábito de fazer, pois o odor desse químico tóxico passará aos mesmos, a não ser que você viva em um local repleto de bichos asquerosos e nesse caso, recomendo que nem colecione selos nem nada que seja de papel. Use naftalina somente se você tenha comprado algum álbum muito velho e que esteja totalmente cheio de bichos visíveis (ácaros, traças e etc) e mesmo assim, por pouco tempo (só o tempo suficiente para desinfetar, com o álbum e a naftalina dentro de um saco plástico fechado por 24 horas) e longe do restante da sua coleção. Em seguida, dê um bom banho de molho com água fria nos selos.

Não use também aquelas bolinhas de sândalo terrivelmente fedorentas que alguns teimam em usar no guarda-roupas, nem nada que possa transferir odor de qualquer tipo para a coleção.

Nunca “dedetize” sua estante de selos com um veneno em spray. Lembre-se que sua coleção é composta por objetos de PAPEL e o mesmo vai absorver tudo o que for borrifado.

COMENTE!

3 comentários:

  1. Parabéns por toda dedicação, Rubens! Excelente conteúdo para quem está começando na filatelia, como eu.

    Uma perguntinha e uma sugestão:

    -Vou guardar minha coleção em caixas de plástico, você sugere colocar um anti mofo sem cheiro (aquele que vende no mercado e puxa a água do ambiente e acumula no pote - tipo lipano inspira air evita mofo) ? Moro no Rio e aqui é bem umido.

    -Gostaria de saber mais como vender selos: os meios e locais mais vantajosos para cada tipo. Deixo a sugestão de um post dedicado ao tema. Tenho certeza que será de grande interesse para todos.

    Agradeço e parabéns novamente!

    Um abraço!
    Thiago

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela visita. O antimofo que vc sugeriu é muito bom, vale a pena, desde que trocado assim que encher de água.
      Pra vender selos, depende de quais e como são esses selos. Séries completas? Selos soltos carimbados? Geralmente utilizo o Mercado Livre pra quase tudo.
      Abraços!

      Excluir
    2. Obrigado pelo rápido retorno, Rubens!
      Tenho diiversos tipos de categorias em minha coleção. Mas sabendo de você, um especialista, a possibilidade concreta de vender de forma eficiênte via ML já fico satisfeito.
      Deixei a sugestão do post dado a quantidade de meios internacionais: stampworld, ebay,... Acredito que cada um tem as suas vantagens e desvantagem, como também, a a facilidade para venda de cada categoria, como você comentou.
      Um abraço! Bom final de semana.

      Excluir

Os comentários deste blog são publicados com moderação prévia e são da exclusiva responsabilidade dos seus autores. Há liberdade de expressão, no entanto reservo-me ao direito de não aprovar os comentários que não cumpram com o objetivo do blog (propagandas, spam, etc). Não será aceite comentário algum que não se faça acompanhar com o nome do comentador. ("Unknown" não é nome pessoal).

Reservo-me também o direito de proceder judicialmente ou de fornecer às autoridades informações que permitam a identificação de quem use as caixas de comentários para cometer ou incentivar atos considerados criminosos pela Lei, e isto inclui injúria, calúnia, difamação, apelo a violência, apologia ao crime ou quaisquer outros.