por Ingert Kuzych
Tradução Rubens Bulad
Em alemão: UKRAINE. A série pictórica de 1920 denominada «Emissão de Viena» continua sendo a melhor representação do caráter nacional ucraniano já produzido.
Em suas 14 cenas, são expressos os símbolos da nação recém-independente: O Tryzub (Emblema Nacional da Ucrânia), a Bandeira Azul-Amarelo, o Bandura (instrumento musical nacional), e o edifício da Verkhovna Rada (Parlamento da Ucrânia). Além disso, há retratos de alguns dos grandes homens que ajudaram a moldar a nação ucraniana durante os 1.000 anos desde seu surgimento como uma potência européia no século X até seu restabelecimento no século XX. Outros selos mostram aspectos da herança cossaca que forjou o amor da Ucrânia pela liberdade, enquanto vários outros retratam cenas da vida rural, tão típica da Ucrânia durante o início do século XX. Para completar o efeito verdadeiramente nacional, cada selo é emoldurado por um design folk tradicional (bordado ou tecelagem).
No início de 1920, a República Nacional da Ucrânia (Ukrayins’ka Narodna Respublika, abreviada como RNU, em cirílico УНР) – que tinha declarado sua independência apenas dois anos antes, em 22 de Janeiro de 1918 – estava em uma situação desesperadora. Grandes áreas da Ucrânia foram ocupadas pelos exércitos bolcheviques russos, enquanto as forças ucranianas estavam sendo empurradas firmemente para o oeste. Em 22 de Abril de 1920, uma aliança foi formada entre a RNU e o recém criado governo polonês. O objetivo do acordo era restaurar a soberania ucraniana com assistência polaca. Uma campanha militar conjunta ucraíno-polonesa foi lançada e em junho de 1920 as regiões de Podilia e Volyn foram recapturadas, assim como partes de Kherson e da região de Kyiv.
Foi sob essas condições confusas e em movimento rápido que o governo da RNU, reunido na cidade polonesa de Tarnow, resolveu substituir todos os selos postais em uso no território da Ucrânia. A decisão de emitir novos selos, feita em 27 de agosto de 1920, foi enviada para a Missão Comercial da Ucrânia em Viena para a criação e implementação.
Os desenhos para os selos foram preparados com velocidade incomum pelo famoso artista ucraniano Mykola Ivasiuk. Ele concordou em realizar o serviço sem remuneração, desde que recebesse uma certa porcentagem dos selos finalizados. Durante um período de cerca de três meses, 14 excelentes projetos – que variam em valor de 1 Hryvnia a 200 Hryvni – foram meticulosamente desenhados. A produção dos selos foi realizada no Instituto Geográfico Militar de Viena no final de 1920. O conjunto completo é conhecido hoje como «Emissão de Viena».
DESCRIÇÃO DOS SELOS
Impressão: Litografia
Denteação: 11½, raramente 10½
1 Hryvnia Oliva-Cinzento: Um grande Tryzub (Emblema da Ucrânia). Tridentes foram encontrados em territórios ucranianos entre achados arqueológicos que datam do primeiro século d.C. Volodymyr O Grande (que governou entre 980-1015) adotou o tridente como seu símbolo heráldico. O Tryzub foi confirmado oficialmente como Emblema da Ucrânia em 22 de Março de 1918, pelo Parlamento da Ucrânia, e retomado em 19 de Fevereiro de 1992 pela nova legislatura recém-independente da Ucrânia. Pelo menos um Tryzub é incorporado em cada design dos selos da Emissão de Viena.
2 Hryvni Violeta Escuro: Uma figura alegórica da Ucrânia sob a forma de uma jovem mulher vestida em um traje bordado segurando uma bandeira ucraniana.
3 Hryvni Amarelo-Laranja: A «Khata», ou casa de campo do camponês ucraniano com jardim. Estas casas foram construídas com tijolos de barro reforçados com farelo ou palha. Os telhados eram de palha.
5 Hryvni Verde-Azulado: O «Chumak» (comerciante de sal) com um carro de boi, uma visão familiar da zona rural ucraniana entre os séculos XVII e XIX.
10 Hryvni Vermelho: Bohdan Khmelnytsky (ca. 1593-1657) que, como Hetman (líder) dos Cossacos da Zaporízia, levou a uma série de brilhantes vitórias que removeu os poloneses para fora de grandes áreas da Ucrânia, e levou ao estabelecimento do Hetmanato Estatal (1648-1782).
15 Hryvni Marrom: Ivan Mazepa (ca. 1639-1709), proclamado Hetman da Ucrânia em 1687, ele fez muito para melhorar as condições sociais da Ucrânia, destinando grandes somas de dinheiro para fins religiosos, educacionais e culturais.
20 Hryvni Azul Escuro: Taras Schevchenko (1814-1861), um dos fundadores da literatura moderna ucraniana, tanto como um poeta de gênio notável e um ativista. Schevchenko também foi um dramaturgo, artista e crítico aberto da opressão social e nacional. Seus escritos, e particularmente, a sua coleção de poesia «Kobzar» (1840), são uma enorme contribuição para o despertar da auto-identificação ucraniana.
30 Hryvni Marrom-Oliva: Pavlo Polubotok (ca. 1660-1724), proclamado Hetman da Ucrânia em 1722. Polubotok foi um defensor vigoroso da autonomia ucraniana. Ele foi preso pelo czar Pedro I em 1723 e faleceu na cadeia da Fortaleza de São Petersburgo.
40 Hryvni Lilás-Avermelhado: Symon Petliura (1879-1926), que dirigiu o Diretório (Governo) da RNU no momento em que os selos da Emissão de Viena foram produzidos.
50 Hryvni Oliva: Um Cossaco sentado na estepe tocando um Bandura, o instrumento musical nacional da Ucrânia.
60 Hryvni Castanho e Malva: O edifício, em Kyiv, onde a Rada Central (Parlamento) realizou sua sessão. Agora abriga o Museu Pedagógico.
80 Hryvni Azul-Esverdeado e Marrom: Cossacos Zaporízios em um «Chaiky» (pequenos barcos manobráveis) no Mar Negro. A figura de pé carrega uma bandeira cossaca, enquanto os outros remam. Alguns Chaiky poderiam transportar entre 50 a 70 homens e até 4 pequenos canhões. Por meio dessas embarcações, os cossacos foram capazes de fazer inúmeras inscursões audazes contra embarcações à vela turcos, bem como contra cidades turcas ao longo da costa do Mar Negro. Estas expedições não só renderam grande botim, como também libertaram milhares de escravos cristãos.
100 Hryvni Verde-Escuro e Preto: O Monumento de São Volodymyr, O Grande, batizador da Rus’, na margem direita do rio Dnipro, em Kyiv. A estátua tem vista para a parte do rio onde, de acordo com os registros, os habitantes da cidade pagã de Kyiv foram batizados em massa em 988. O monumento de bronze de 20,4 metros foi inaugurado em 1853.
200 Hryvni Lilás-Avermelhado e Oliva-Cinzento: Uma cena bucólica com campos de grãos e um moinho de vento.
Lamentavelmente, de todas as emissões de selos autorizadaos pelos três governos ucranianos de 1918-1920, a Emissão de Viena nunca foi lançada. Até o final de 1920, quando os selos tornaram-se disponíveis, as forças da RNU haviam sido derrotadas e expulsas das terras ucranianas. No entanto, praticamente todos os catálogos de selos listam a Emissão de Viena – os últimos selos produzidos por um governo independente ucraniano até 1992.
Em meados dos anos 1980 a maior parte da arte original da Emissão de Viena foi descoberta numa loja filatélica em Viena. Tive a sorte de comprar esses materiais, há alguns anos diretamente do colecionador que as descobriu. Não são apenas esplêndidas obras de arte, mas também fornecem uma visão fascinante sobre o processo de design de selos e de produção utilizada durante o início do século. Mas isto é outra história, que eu vou guardar para um futuro artigo.
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