Translate

29 agosto 2016

[ALBÂNIA] «Série Imperiale» da Itália com sobrecarga

Em alemão: ALBANIEN. O Rei Vittorio Emanuele II estava atrás de novas coroas, e para fazê-lo feliz, em 1939 Mussolini lhe deu, além da coroa de Imperador da Etiópia, a de Rei da Albânia. Para mudar rapidamente os selos em curso no novo reino da Casa de Savoia, o Instituto Poligráfico (casa impressora dos selos italianos) rapidamente imprimiu alguns selos da «Serie Imperiale» em cores ligeiramente diferentes e com a adição de uma sobrecarga bilíngue italiano-albanês «REGNO D’ALBANIA MBRETNIA SHQIPTARE» além do valor facial do selo em moeda albanesa, o Qindar.

Porém os quatro selos enviados à Tirana levantou fortes críticas, uma vez que davam a idéia de que a Albânia, em vez de um reino independente, fosse uma dependência italiana, e decidiu-se portanto, criar uma nova emissão. Os selos enviados por Roma ficaram, então, fechados em algum armário, embora provavelmente foram muitos – italianos, albaneses e depois alemães – que os acessaram nos anos seguintes. No final da segunda guerra mundial, o estoque restante foi destruído.

São os seguintes:

 

 

– 1 Qind sobre 5 cent marrom (tiragem desconhecida)

– 5 Qind sobre 25 cent verde (tiragem: 100)

– 10 Qind sobre 50 cent lilás (tiragem desconhecida)

– 15 Qind sobre 75 cent vermelho (tiragem: 50.000)

Estes selos não aparecem nos catálogos Yvert et Tellier, Scott e nem mesmo no Michel, e sim somente nos catálogos especializados dos selos da Italia, Unificato e Sassone. Há que se ter cuidado com as sobrecargas falsas, com finalidades filatélicas (estas costumam aparecer em pacotes kiloware).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários deste blog são publicados com moderação prévia e são da exclusiva responsabilidade dos seus autores. Há liberdade de expressão, no entanto reservo-me ao direito de não aprovar os comentários que não cumpram com o objetivo do blog (propagandas, spam, etc). Não será aceite comentário algum que não se faça acompanhar com o nome do comentador. ("Unknown" não é nome pessoal).

Reservo-me também o direito de proceder judicialmente ou de fornecer às autoridades informações que permitam a identificação de quem use as caixas de comentários para cometer ou incentivar atos considerados criminosos pela Lei, e isto inclui injúria, calúnia, difamação, apelo a violência, apologia ao crime ou quaisquer outros.