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27 agosto 2016

[PAÍSES BAIXOS] Rainha Guilhermina «Bontkraag»

Em alemão: NIEDERLANDE. Os primeiros selos definitivos da Rainha Guilhermina dos Países-Baixos, conhecidos como emissão «Bontkraag» (Gola de Pele), tiveram um desenvolvimento difícil, mas gozaram de uma vida útil de 25 anos.

Quando uma nova série de definitivos foi necessária para os Países-Baixos por conta da maioridade e ascensão ao trono da Rainha Guilhermina em 1898, nenhum artista holandês conseguiu chegar a um retrato satisfatório para os selos. Assim, o designer francês Louis Mouchon, que já havia feito muitos trabalhos para a Casa de Impressão Enschedé, foi convidado para assumir o desafio.

 

Em parte como resultado desta decisão, os selos não tiveram maiores problemas. No entanto, permaneceriam em uso por um quarto de século, estabelecendo-se como uma das séries holandesas mais populares de todos os tempos. A moldura já havia sido concebida por D. Knuttel, então Enschedé pediu a Mouchon especificamente por um bom retrato. Mouchon, no entanto, não pôde resistir e acabou por retocar os quadros, deixando Knuttel pouco satisfeito.

Ainda assim, o retrato da Rainha não se encaixava no quadro, causando atrasos no processo de design: Toda a série de selos deveria ter sido emitida em 7 de Setembro de 1898, o dia da inauguração da nova Rainha, mas a maioria ainda não estava pronta. Como resultado, foi impresso um selo de alto valor facial, 1 Gulden, projetado pelo prof. R. Stang com moldura de J. Vürthein, tornando-se assim conhecida como “Peça da Coroação”:

Os valores tipografados de Mouchon, de 3c. até 60c. só apareceram em Agosto de 1899, juntamente com um selo de 1 Gulden reformulado, e valores mais elevados até 5 Gulden. (Haviam também baixos valores de ½c a 2½c, mas estes não tem a efígie da Rainha).

A Peça da Coroação (acima) possui o numeral «1» um pouco maior que na versão mais tardia (e mais comum de se encontrar). Além disso, a palavra GULDEN da Peça da Coroação está em uma fonte mais fina. Nos catálogos, a diferença de cotação entre os dois é grande: Para selos novos, €240 e €70 respectivamente, e para selos usados, a diferença é ainda maior: São €140 pra Peça da Coroação e apenas €0,80 pra emissão comum. Portanto deve-se ter muita atenção a este selo em especial.

O selo de 10 Gulden Laranja-Escuro, o mais alto valor facial da série, e sendo uma taxa extremamente alta para a época, foi adicionado à série em 1905. É uma peça-chave: é também um dos selos mais procurados da filatelia holandesa, cotando €900 novo, e €800 carimbado, e por isso mesmo, faltando na maioria das coleções.

Com novos selos adicionados ao longo dos anos, a série Bontkraag teve um total de 20 valores diferentes. Muitos deles possuem variedades de perfuração, enquanto outros tiveram mudanças de cor, exigidas pelas flutuações das taxas postais.

O selo de 5c. Rosa-Vermelho, que à sua época era a taxa para cartão-postal para o interior dos Países-Baixos durante 20 anos, é um dos selos mais utilizados da história holandesa, com quase 2 Bilhões de cópias impressas. Inicialmente, foi emitido em uma pálida cor rosa (e em papel muito fino, quase como um papel japonês de arroz), mas logo evoluiu para uma cor rosa-vermelho, que é a nuance mais frequentemente encontrada. Há várias nuances a se recolher de vários valores, já que alguns deles estiveram em uso por duas décadas. 

Por conta disso, o retrato de Mouchon foi a causa de problemas com as casas impressoras: Sua reprodução em cartões-postais e outros impressos pré-selados produziram resultados tão pobres, que Enschedé foi obrigado a mexer no design quase imediatamente, e, eventualmente, retirar algumas das linhas de sombreamento do fundo do retrato.

Quando, mais tarde, em 1922, a composição da tinta de cor cinza foi alterada (pra pior), produzindo uma impressão muito manchada, os selos de 10c. foram submetidos a um tratamento semelhante. E este acaba se tornando um típico caso de selos que podem confundir o filatelista na hora da catalogação.

Os catálogos fornecem as seguintes informações:

Yvert et Tellier fornece a informação de forma precisa: «Le 10c. a paru avec lignes du fond espacées en 1922 (nº 106)». Sem ilustrações.

Scott, o pior de todos, muito confuso, fornece a informação «See Nºs 107-112» logo após a emissão de 1898, e depois «Queen type of 1898-99, 10c, redrawn», porém não especifica onde exatamente o desenho foi refeito, qual a diferença entre as emissões, e tampouco o ilustra.

Michel é mais preciso e detalhista, e dá as seguintes informações: Após o selo 56A:«MiNr. 56 hat eng-, MiNr. 106 weitschraffierten Untergrund des Ovals» (plano de fundo sombreado no oval) e após o selo 106: «MiNr. 106 unterscheidet sich von MiNr. 56 durch die weite Schraffierung des Medaillons» (diferente do MiNr 56 pelo espaçamento maior das linhas no Medalhão). Mas, igualmente os catálogos anteriores, sem ilustração.

Nos três catálogos consultados, NÃO HÁ ilustrações para comparação da diferença entre as duas emissões, de 1899 e de 1922. Portanto, criei a seguinte imagem para ilustrar:

 


A principal diferença são as linhas do plano de fundo do medalhão oval, que na emissão de 1922 são muito mais espaçadas do que na emissão de 1899. Além disso, a emissão de 1922 possui uma tonalidade de cor um pouco mais clara que a emissão de 1899. Tendo ambos os selos em mãos, a identificação se torna bastante evidente.

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