Translate

29 agosto 2017

«Kaiseryacht SMY Hohenzollern» Tiragens dos tempos de Paz (Friedensdrucke) e de Guerra (Kriegsdrucke) nos selos da Nova Guiné Alemã

5 Pfennig verde, filigrana Rauten (losangos), emitido em 1914.
Este é o selo que me motivou a escrever este artigo.
Coleção Rubens Bulad


Observe o selo de 5 Pfennig verde, (MiNr. 21, I ou II?) acima: você seria capaz de dizer se este selo é  Friedensdrucke ou Kriegsdrucke? Darei a resposta no final deste artigo.


Algumas emissões alemãs do período 1905-1920, como as séries «Germania», «Imagens Representativas do Império Alemão», e «Kaiseryacht SMY Hohenzollern», existem em duas formas de impressão: Friedensdrucke, e Kriegsdrucke.

As impressões dos tempos de Paz (Friedensdrucke) e dos tempos de Guerra (Kriegsdrucke) se diferem da seguinte forma:

Friedensdrucke, Impressões dos tempos de Paz: Impressão limpa, de alta qualidade, cores frescas e brilhantes, os traços finos no design dos selos são limpos, retos e claros (sem grandes interrupções), a filigrana (quando existe) é claramente visível. Papel calandrado (acetinado, lustroso). No geral, foi utilizada Goma Arábica no verso.

Kriegsdrucke, Impressões dos tempos da 1ª Guerra Mundial: Devido ao esforço alemão de Guerra, foram utilizados materiais mais baratos e de qualidade inferior na impressão dos selos. Portanto temos: Impressão grosseira, de baixa qualidade, muitas vezes (mas nem sempre) com cores de aparência suja ou borrada, traços finos do design com muitas interrupções ou falhas. O papel é de qualidade inferior, com inclusões, e devido a ser muito absorvente, o selo frequentemente tem uma aparência “suja”. Nos exemplares carimbados, a tinta do carimbo costuma ser absorvida pelo papel e ficar borrada. A filigrana (quando existe) é pouco visível. No geral, foi utilizada Goma Dextrina no verso.


Filatelistas experientes nessas emissões detectam as diferenças entre Friedensdrucke e Kriegsdrucke à simples vista. Uma boa lupa costuma ser o suficiente pra detectar sem dúvidas qual em dos dois tipos de impressão está determinado selo. Eu costumo utilizar um scanner, com resolução de 1200 dpi, pra não sobrar a menor dúvida.


Os selos «Kaiseryacht SMY Hohenzollern» das emissões da Nova Guiné Alemã de 1914 a 1918, com filigrana Rauten (losangos, ou diamantes) existem na seguinte forma: Alguns em ambos os tipos de impressões, e um único selo (o último emitido) somente em Kriegsdrucke, desta forma:




Observando o catálogo MICHEL, percebe-se o seguinte nas emissões COM FILIGRANA emitidas em 1914-19:

Selo de 5 Pfennig: Existe Friedensdrucke e Kriegsdrucke

Selo de 10 Pfennig: Existe Friedensdrucke e Kriegsdrucke

Selo de 5 Mark: Existe Friedensdrucke (com 26:17 buracos de perfuração) e Kriegsdrucke (com 26:17 e 25:17)

Selo de 3 Pfennig: Somente Kriegsdrucke


Entendendo o contexto dessas emissões: A Nova Guiné Alemã foi um protetorado do Império Alemão de 1884 até 1914, que incluía a porção nordeste da Nova Guiné e alguns arquipélagos vizinhos menores, e que hoje integram a Papua-Nova Guiné. Após o início da Primeira Guerra Mundial, as tropas australianas capturaram a colônia e, no final da guerra, por força do odioso Tratado de Versailles de 1919, se tornou um mandato australiano com cooperação britânica, e que, futuramente, se tornaria na atual nação independente da Papua-Nova Guiné.

O selo de 3 Pfennig (MiNr. 24) e com FILIGRANA RAUTEN (losangos) foi emitido em 1918, já no final da guerra, e somente existe em Kriegsdrucke. Por isso, pode ser utilizado como base para diferenciar das emissões Friedensdrucke. Este selo, aliás, não chegou a estar no território da Nova Guiné Alemã, que já estava ocupado pelas tropas australianas desde 1914: Somente foi vendido na agência filatélica de Berlin, portanto genuinamente utilizado (carimbado) não é possível.

Deve-se ter o cuidado pra não confundir com o selo 3 Pfennig (MiNr. 7), sem filigrana, emitido em 1900 e que, por conta da data de emissão, será sempre Friedensdrucke.


3 Pfennig dunkerockerbraun (MiNr. 7) emitido em Dezembro de 1900, sem filigrana. Certamente, Friedensdrucke.
3 Pfennig dunkelorangebraun (MiNr. 24) emitido em 1918, com filigrana. Certamente, Kriegsdrucke.
Coleção Rubens Bulad


ampliando as imagens individuais destas duas peças:

3pffried

3 Pfennig (MiNr. 7), sem filigrana, emitido em 1900
Sem filigrana, este selo existe SOMENTE em Friedensdrucke.
Coleção Rubens Bulad



3 Pfennig (MiNr. 24), filigrana Rauten (losangos), emitido em 1918, Kriegsdrucke.
Com filigrana, este selo existe SOMENTE em Kriegsdrucke.
Coleção Rubens Bulad



Como esses dois selos são claramente distinguíveis pela emissão sem filigrana ser Friedens- e a com filigrana ser Kriegs-, quais são então as outras diferenças?

Observe atenta e cuidadosamente, nestes dois selos, os cabos de amarração dos mastros, as linhas de fumaça das chaminés do Yacht, as linhas das ondas do mar. No selo MiNr. 7, possuem uma impressão limpa, reta, delicada, claramente distinguível, sem falhas grandes. No selo MiNr. 24 a impressão é grosseira, cheia de falhas, as ondas do mar estão borradas. Em todo o design, as linhas retas são cheias de “bolsões de tinta”, irregulares e cheia de falhas. Nos campos onde o design tem a cor sólida, há pequenas falhas de impressão.

Isso sem contar que o papel e a goma são igualmente de qualidades diferentes. 

O mesmo vai ocorrer nos selos de 10 Pfennig e de 5 Mark. Abaixo, um 10 Pfennig Friedensdrucke: Veja a delicadeza dos traços dos cabos dos mastros, da fumaça do Yacht, das ondas do mar:


3 Pfennig (MiNr. 22 I), filigrana Rauten (losangos), emitido em 1914, Friedensdrucke.
Coleção Rubens Bulad


Agora, o selo de 5 Pfennig verde, da emissão de 1917 (filigrana Rauten, losangos) postado no começo deste artigo. Com base nas informações descritas acima, você seria capaz de dizer se aquele selo é impressão Friedensdrucke ou Kriegsdrucke

As mesmas “regras” aqui postadas, também valem para os selos do “Yacht Hohenzollern” das demais colônias alemãs que existem em ambos os tipos de impressão.

E se você disse que o selo de 5 Pfennig verde do começo deste artigo é MiNr. 21 II, ou seja, Kriegsdrucke, acertou ;-)

Deixe o seu comentário abaixo!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários deste blog são publicados com moderação prévia e são da exclusiva responsabilidade dos seus autores. Há liberdade de expressão, no entanto reservo-me ao direito de não aprovar os comentários que não cumpram com o objetivo do blog (propagandas, spam, etc). Não será aceite comentário algum que não se faça acompanhar com o nome do comentador. ("Unknown" não é nome pessoal).

Reservo-me também o direito de proceder judicialmente ou de fornecer às autoridades informações que permitam a identificação de quem use as caixas de comentários para cometer ou incentivar atos considerados criminosos pela Lei, e isto inclui injúria, calúnia, difamação, apelo a violência, apologia ao crime ou quaisquer outros.