Translate

31 agosto 2017

«I. Kontrollratsausgabe “Ziffern im Oval”», variedades que valem a pena procurar


«I. Kontrolratsausgabe: Ziffern im Oval», ou em Português: «1ª Emissão de Controle: Cifra em Oval»
Filigrana DEUTSCHE POST “6 X fallend”
Mi Nr. 911/937


A Primeira emissão geral de selos do Conselho de Controle Aliado de ocupação na Alemanha pós-guerra foi emitida no início de Fevereiro de 1946 e circularam até Maio de 1948. Anteriormente, circularam emissões locais na Zona de Ocupação Soviética e emissões comuns para as Zonas Americanas e Britânica (as emissões chamadas «Bizone»). A Zona de Ocupação Francesa emitiu seus próprios selos do final da Guerra até a fundação da República Federal da Alemanha.

Estes são selos comuns, que podem ser facilmente encontrados carimbados e até mesmo novos em pacotes kiloware. Os filatelistas costumam ter dezenas de repetições dos mesmos. Mas há dois pequenos detalhes sobre os mesmos que me fazem escrever este artigo:


1. Variedades de Cor.

 

Existem em todos os valores. Alguns selos possuem 2, 3 e até 4 tonalidades diferentes e deve-se ficar atento às mesmas. O MICHEL Deutschland Spezial-Katalog as enumera e dá cotações para todas. Algumas tonalidades de certos valores são muito valiosas. Olho nelas!


2. Filigrana Invertida.

Esses selos foram impressos com a filigrana DEUTSCHE POST “fallend” ou seja, com as letras “caindo” para a direita. Por erro, existem exemplares com a filigrana DEUTSCHE POST “steigend”, ou seja, “caindo” para a esquerda. MICHEL Deutschland Spezial-Katalog enumera 8 valores com a filigrana desta forma:

 
A filigrana invertida é encontrada nos valores de 2, 10, 45, 50, 60, 75, 80 pf e 1 RM. A cotação do selo mais barato, carimbado, é de € 200, então vale a pena observar atentamente cada´peça.

Não é necessário a utilização de Benzina para verificar as filigranas: Basta observar a «Gummiriffelung», ou “ondulação” da goma no verso do selo. Estas se apresentam como uns “riscos” na trama do papel no verso dos selos, como ilustrado abaixo. Nos selos novos com goma, esses “riscos” são muito evidentes. Nos carimbados, lavados ou sem goma, talvez seja necessário a utilização de um pequeno foco de luz pra visualizar essa trama da goma (uma lanterna serve!).


gummiriffelung


Se as ondulações estiverem na vertical, como acima ilustrado, é o selo comum, filigrana “6 X fallend”.

Mas se estiverem na HORIZONTAL, é a filigrana “6 Y steigend” e você encontrou uma valiosa peça ;-)

Buscando no meu stock, conferi mais de 800 selos destes, e encontrei 2 peças, de 2 valores faciais diferentes.

E você, será que tem algum? Deixe seu comentário abaixo, e boa caçada!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários deste blog são publicados com moderação prévia e são da exclusiva responsabilidade dos seus autores. Há liberdade de expressão, no entanto reservo-me ao direito de não aprovar os comentários que não cumpram com o objetivo do blog (propagandas, spam, etc). Não será aceite comentário algum que não se faça acompanhar com o nome do comentador. ("Unknown" não é nome pessoal).

Reservo-me também o direito de proceder judicialmente ou de fornecer às autoridades informações que permitam a identificação de quem use as caixas de comentários para cometer ou incentivar atos considerados criminosos pela Lei, e isto inclui injúria, calúnia, difamação, apelo a violência, apologia ao crime ou quaisquer outros.