Translate

25 agosto 2017

As emissões do Reino da Prússia – Parte 4

REIMPRESSÕES (Reprints, Neudrucke, ND)

Em 1864 foram feitos pedidos para as autoridades postais prussianas por vários governos europeus para espécimes de todos os selos emitidos. Como não haviam mais espécimes da primeira emissão no Correio Central (os poucos incluídos no estoque restante foram encontrados em alguns dos escritórios menores em alguma data posterior, presumivelmente), os cinco valores foram reimpressos em folhas completas usando as chapas originais. Em relação a essas reimpressões, o Sr. Wedmore nos diz o seguinte:

“As reimpressões dos selos de 1, 2 e 3 Silbergroschen foram feitos em papel sem filigrana, e, portanto, pode ser facilmente diferenciado dos originais. As cores dos papéis são quase idênticas às empregadas na emissão dos selos.

As reimpressões dos selos de 4pf foram igualmente realizadas em papel sem filigrana. Duas tonalidades de cor são conhecidas: Verde-amarelado pálido e Verde-azulado escuro. O último é por muitos suposto ser uma prova de cor do ano de 1856, mas a goma, e acima de tudo, o papel, assemelha-se ao usado na impressão Verde-amarelado e na reimpressão de 1864 do selo de 6 pf, que parece mais provável que a tonalidade verde-azulado foi impressa em 1864, devido o verde-amarelado ter uma aparência mais pobre."

A reimpressão do selo 6pf foi feita em papel semelhante, e pode ser distinta da impressão de 1860 em papel sem filigrana pela ausência da rede incolor de carbonato de chumbo. Há também uma diferença na tonalidade, mas não sou especialista em definições de cores para descrevê-lo.

Pequenas quantidades dessas reimpressões foram fornecidas a particulares e para comerciantes pelo valor nominal, e algumas cópias de 1 e 2sgr são conhecidas utilizadas nos correios. A quantidade total impressa de cada valor era muito pequena, e essas reimpressões de 1864 são agora escassas.

Em 1873, várias reimpressões foram feitas para Julius Goldner, de Hamburgo, que pagou uma certa quantia ao governo para o benefício dos soldados feridos na guerra franco-prussiana.

As quantidades destes foram as seguintes:

4pf: 500 folhas de 150 selos = 75.000
6pf: 500 folhas de 150 selos = 75.000
1sgr: 200 folhas de 150 selos = 30.000
2sgr: 200 folhas de 150 selos = 30.000
3sgr: 200 folhas de 150 selos = 30.000



½ Silbergroschen (6 Pfennige) e 4 Pfenninge, Reimpressão de 1873
No Catálogo MICHEL, estão em Neudrucke 1873 (MiNr. 1 ND II e 4 ND II)


O Sr. Wedmore dá detalhes interessantes dessas reimpressões da seguinte maneira:

“Essas reimpressões estão todas com papel filigranado, feito nos mesmos moldes que os usados nos selos originais e se assemelham muito aos mesmos. Porém, o papel é mais espesso e mais grosso que os originais, e a goma é grossa, lisa e vítrea em aparência. A impressão é geralmente borrada e a cor verde do selo de 4pf tem uma aparência fresca e brilhante que o original não possui. O 6pf é de uma tonalidade mais laranja avermelhado do que o que é encontrado nos originais.

O papel no qual os valores em Silbergroschen foram impressos é semelhante em textura para o empregado para os valores menores, e a goma também é a mesma. A cor do papel empregado para o 1sgr é um vinho vermelho pálido. As chapas foram mal limpas durante a impressão e os selos, consequentemente, tem uma aparência suja.

As mesmas observações se aplicam aos valores de 2sgr e 3sgr, exceto quanto à cor dos papéis. O utilizado para o 2sgr mudou de cor, de modo que os selos geralmente parecem ser impressos em papel azul muito pálido polvilhado com manchas azuis escuras, que aparecem em ambos os lados do selo. No caso das reimpressões do 3sgr, que originalmente são em papel amarelo, a cor agora mudou principalmente pra um cinza pálido, as vezes com manchas amarelas ou rosadas, devido a alguma ação química.

Toda a reimpressão foi entregue para Julius Goldner, sem que nenhuma peça fosse retida pelas autoridades postais, fazendo com que os funcionários do Museu Postal tivessem de comprar, em 1890, algumas folhas completas para a coleção.”



3 Silbergroschen, Reimpressão de 1873
No Catálogo MICHEL, está em Neudrucke 1873 (MiNr. 2 ND II)


As reimpressões foram impressas a partir das chapas originais, com os seguintes números:

6pf: (Nº 7)
1sgr: (Nº 14)
2sgr: (Nº 6)
3sgr: (Nº 3)
4pf: (Nº 1).

As duas primeiras chapas estão no Museu Postal de Berlim. Os demais já não existem.


IMITAÇÕES OFICIAIS (Nachdrucke)

Além das reimpressões dos selos de 1850-56 acima mencionados, foram feitas em 1864 reimpressões das emissões de 1857, porém estes não são melhores do que imitações oficiais. As chapas eletrotipadas originais empregadas na impressão dos originais já haviam sido destruídas, assim como também as matrizes com os quais os clichês foram criados. Era necessário, portanto, fazer inteiramente um novo cunho. Estes foram feitos de um bloco de madeira que agora repousa no Museu Postal de Berlim junto a outras interessantes relíquias de posse prussiana. Embora tenha sido feita uma tentativa de cópia do design original tão próximo quanto possível, há muitas diferenças pelas quais as imitações podem ser facilmente reconhecidas.

O mais proeminente é que há somente um ponto no lugar dos dois pontos após a palavra «SILBERGR.». O «G» da mesma palavra não tem barra, e o «F» de «FREIMARKE» tem uma linha saliente no lado superior esquerdo.

O 3sgr está com um matiz amarelo muito parecido com os originais, mas o 1sgr e 2sgr estão em tons diferentes de qualquer um encontrado nos selos genuínos. O primeiro é Carmesim brilhante e o último, Lavanda-azulado. O papel é branco e fino, a goma é lisa e branca como a das reimpressões do mesmo período. Essas imitações oficiais foram impressas a partir de chapas especialmente construídas, e depois destruídas. Então, quando um fornecimento adicional foi necessário em 1873, eles foram impressos diretamente do bloco de madeira, e as três matrizes subsidiárias retiradas do bloco de madeira. O Sr. Wedmore nos diz que estes foram impressos “em tiras de papel medindo cerca de 2¼ por 6½ polegadas. Em cada tira, foram impressos o 1sgr, 3sgr, 2sgr e a matriz de cunhagem (sem valor) na ordem nomeada, e as impressões foram tomadas em Carmim avermelhado, Azul profundo, Amarelo acastanhado e Preto. Esses selos não foram gomados.”


FALSIFICAÇÕES

Falsificações das três primeiras emissões são abundantes, mas tudo o que vi é tão grosseiro que dificilmente enganaria o filatelista mais iniciante. O Sr. Wedmore diz também que falsificações dos selos de 10 e 30 Silbergroschen (Golbeater’s Skin) também são conhecidos, embora nunca os tenha encontrado. Estas são ditas pra serem um pouco perigosas, porém as águias e as letras são muito mal desenhadas em comparação com os originais. O papel é muito diferente, sendo fino e branco, em vez de duro e amarelado como nos selos genuínos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários deste blog são publicados com moderação prévia e são da exclusiva responsabilidade dos seus autores. Há liberdade de expressão, no entanto reservo-me ao direito de não aprovar os comentários que não cumpram com o objetivo do blog (propagandas, spam, etc). Não será aceite comentário algum que não se faça acompanhar com o nome do comentador. ("Unknown" não é nome pessoal).

Reservo-me também o direito de proceder judicialmente ou de fornecer às autoridades informações que permitam a identificação de quem use as caixas de comentários para cometer ou incentivar atos considerados criminosos pela Lei, e isto inclui injúria, calúnia, difamação, apelo a violência, apologia ao crime ou quaisquer outros.