Translate

11 janeiro 2022

Livro de Secar Selos

Minha opinião em resumo: É uma ferramenta indispensável ao filatelista. Não dá pra não ter.

Adquiri o meu livro de secar selos, da marca alemã Leuchtturm, com nosso amigo Nélio, da «Farol Alemão Coleções», (https://farolalemao.com.br/ ) no começo de 2019. Portanto lá se vão 3 anos de FORTE utilização.

 

Estou utilizando pra lavar os selos que recebo de envelopes, fragmentos, compras de pacotes, etc, e igualmente, de uma caixa contendo 1,5 Kg de selos da série «Vultos Célebres da História do Brasil», também conhecida como «Bisneta» que comprei tempos atrás para estudos. Mais de 15 mil selos. Portanto, toda semana tem selo sendo seco no livro desde então.

Como é: Trata-se de um caderno A4 composto por 2 tipos de folhas intercaladas: Uma folha muito grossa de um papel bastante absorvente, parecido com papel Paraná, tipo mata-borrão, e outra feita de um plástico grosso, parecido com aquelas transparências pra retroprojetor. Isso repetido 10 vezes, ou seja, 10 folhas plásticas intercaladas com 10 folhas de mata-borrão.

 

Primeiro você faz o procedimento normal de lavagem, ou seja, retirar os selos dos envelopes, fragmentos, etc, ou higienizá-los pra remover ferrugem, charneiras, etc, deixando-os de molho numa bacia com água, e deixando os selos secarem sob um papel toalha.

Os selos devem estar quase totalmente secos, porém ainda úmidos demais ao toque dos dedos pra serem postos num álbum ou classificador, com a maior parte da água sendo absorvida pelo papel toalha.

É nesse ponto que entra o livro de secar selos.

Colocam-se os selos entre as páginas do livro, com a face impressa deitada sob a folha plástica, e o verso do selo virado pro papel absorvente mata-borrão. Fecha-se o livro, e coloca-se um peso (quanto mais pesado melhor) por cima do livro.  (Eu uso meu gabinete de moedas, deve pesar uns 15 kg). Deixe os selos lá por pelo menos uns 3 dias. Se o clima estiver muito úmido e chuvoso, deixe uns 4 ou 5 dias.

O resultado é excelente. Os selos ficam totalmente planos e lisos, de uma forma que não se consegue por outro método. Leves amassados desaparecem por completo, e até vincos muito fortes são bastante suavizados. A denteação fica perfeitamente plana e suaviza qualquer dobra.

DETALHES IMPORTANTES:

Demorei um pouco pra descobrir o ponto exato de umidade no qual os selos devem ser postos no livro. Tem que estar digamos uns 90-95% seco. Selos modernos, com papel couché, especialmente, tendem a grudar nas folhas plásticas, se colocados úmidos demais.

Outro ponto, eu tive que arrancar uma das páginas do meu livro. Coloquei alguns selos pra secar, infelizmente úmidos demais, quase recém saídos da bacia, e no dia seguinte fui viajar, voltando 10 dias depois. A página criou um bolor preto, MOFO, e tive que descartá-la e lavar os selos com permanganato.

Além disso, durante a lavagem, retire TODA a cola ou goma do verso do selo, esfregando o verso ainda úmido levemente com os dedos, caso contrário o mesmo irá colar no livro de secar selos! Em seguida ponha o selo já retirado do fragmento e livre da goma ou cola em outro recipiente com água, caso contrário você estará adicionando um selo levemente úmido, mas embebido em água de cola para secar no livro. Caso o selo grude em uma das folhas, basta usar um conta-gotas ou uma pipeta, umedecer a região onde está o selo grudado, e o mesmo facilmente se soltará.

Tive esses probleminhas logo no início por não saber como usar corretamente, e o grau de umidade em que os selos devem ser postos no livro. Repito: QUASE SECOS. Depois que se pega o jeito, aprendendo o ponto de umidade ideal, torna-se uma ferramenta muito útil.

Após a utilização, limpe as páginas plásticas internas com um pano pra retirar qualquer resíduo de cola, e para evitar mofo, deixe o livro de secar selos na posição vertical, com as páginas abertas, de preferência sob o sol por pelo menos 1 hora.

É uma compra que vale a pena, não deixe de ter!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários deste blog são publicados com moderação prévia e são da exclusiva responsabilidade dos seus autores. Há liberdade de expressão, no entanto reservo-me ao direito de não aprovar os comentários que não cumpram com o objetivo do blog (propagandas, spam, etc). Não será aceite comentário algum que não se faça acompanhar com o nome do comentador. ("Unknown" não é nome pessoal).

Reservo-me também o direito de proceder judicialmente ou de fornecer às autoridades informações que permitam a identificação de quem use as caixas de comentários para cometer ou incentivar atos considerados criminosos pela Lei, e isto inclui injúria, calúnia, difamação, apelo a violência, apologia ao crime ou quaisquer outros.