Translate

31 janeiro 2016

Organizando a coleção: Parte 3 – O Estoque

Definição de «Estoque»: São os seus selos repetidos, ou aqueles que não vão entrar na coleção principal, e que estarão disponíveis para troca ou venda. Ou seja, aquele material que você quer se livrar. E as vezes ocorre de você possuir centenas de exemplares do mesmo item.

Para o armazenamento deste material, a solução é bastante simples e de baixo custo: Envelopes de glassine, ou papel cristal, facilmente encontrados nas boas casas filatélicas em diversos tamanhos:

 

Estes envelopes são especiais e um pouco mais caros que um envelope de papel comum, pois possuem uma camada de cera inerte que impede a absorção de qualquer umidade, e assim os selos podem ficar armazenados por muitos anos sem nenhuma alteração. Logo, é a MELHOR opção para os selos que não farão parte da coleção principal.

Mas não são caros: Um pacote com 100 custa em média de R$ 10 a R$ 15, dependendo do tamanho.

Os envelopes podem ser acondicionados na vertical em uma caixa de papelão acid-free, ou em caixas de plástico, SEMPRE COM TAMPA, também facilmente encontrado em boas e grandes papelarias e até supermercados, como na imagem abaixo. Evite usar caixas comuns, tais como as de sapatos para isso, já que estas são fabricadas em papelão ácido.

 

Dentro da caixa, você pode ainda colocar um saquinho de silica gel, para absorver umidade.

À medida que envelhecem, com o passar de muitos anos e se estiverem armazenados em local com muita umidade, ou em contato com caixas feitas em papelão ácido, estes envelopes de glassine alteram a sua cor, ficando marrons, como na imagem abaixo: É o fim de sua vida útil, hora de irem para o lixo, e substituí-los por envelopes novos. Mas este processo leva vários anos para ocorrer.

A PIOR opção é armazená-los em envelopes brancos comuns, e ainda muito pior são os envelopes comuns de papel pardo ou amarelo, ou coloridos com cores fortes, pois estes possuem corantes que interagem quimicamente com os selos, manchando-os e criando fungos (“ferrugem”). Já vi selos serem manchados irremediavelmente em apenas poucos meses dentro de envelopes pardos.

Os envelopes de glassine não são ideais apenas para filatelistas: Os mesmos são utilizados também por museus e arquivistas, e são tão bons a ponto de se poder armazenar diversos itens para preservação futura, como por exemplo, fotografias, negativos de fotografia, slides, cédulas, moedas, e qualquer item colecionável que seja delicado e que não possa interagir com umidade.

Lembre-se SEMPRE que o correto armazenamento dos seus itens de coleção garante a qualidade, longevidade e o valor dos mesmos. Itens fabricados em papel são suscetíveis a danos causados por contato prolongado com materiais químicos instáveis (inclusive outros tipos de papel), por isso os envelopes de glassine são perfeitos, pois possuem pH neutro, além de proteger o material das adversas condições externas, que inclui vapor, poeira, partículas de poluição atmosférica, e etc. Logo, investir nisso é essencial.

COMENTE!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários deste blog são publicados com moderação prévia e são da exclusiva responsabilidade dos seus autores. Há liberdade de expressão, no entanto reservo-me ao direito de não aprovar os comentários que não cumpram com o objetivo do blog (propagandas, spam, etc). Não será aceite comentário algum que não se faça acompanhar com o nome do comentador. ("Unknown" não é nome pessoal).

Reservo-me também o direito de proceder judicialmente ou de fornecer às autoridades informações que permitam a identificação de quem use as caixas de comentários para cometer ou incentivar atos considerados criminosos pela Lei, e isto inclui injúria, calúnia, difamação, apelo a violência, apologia ao crime ou quaisquer outros.