Translate

20 setembro 2020

Fita Protetora «ShowGard»

Nos últimos tempos tem havido uma escassez no mercado de fitas protetoras para selos. A razão é a seguinte: O fabricante das fitas nacionais «Maximaphil» faleceu, a produção foi encerrada por mais de um ano, até que o proprietário de uma casa filatélica adquirisse os direitos de produção. A produção voltou, mas está lenta. Além disso, as fitas importadas estão a preços proibitivos por aqui, por conta da alta cotação do Dólar e do Euro, além das absurdas taxas de importação, que costumam passar de 100% do valor do produto. Isso tudo quando o produto não é pura e simplesmente roubado retido na alfândega.

Adquiri recentemente um stock grande das fitas protetoras «Showgard». São fabricadas na Alemanha, gomadas no verso. A qualidade do material me surpreendeu, tão bom quanto o da marca «Hawid». Seguem imagens:

 

Esse conjunto específico vem em uma bandeja, (o que facilita MUITO na hora de guardar o excedente), com vários pacotinhos de fitas já pré-cortadas para tamanhos específicos de selos dos Estados Unidos. Todas as fitas são dupla solda. Existe também pré-cortado para selos do Reino Unido, e outros países, além do tradicional pacote de fitas sem corte que estamos acostumados, além de pacotes por kilo, com diversos tamanhos de fitas sem corte. As fitas dessa bandejinha são recarregáveis, ou seja, é possível comprar somente o tamanho específico que se quiser.

Uma pena que a marca nacional «Maximaphil» não venha assim também, em bandejinhas com tamanhos pré-cortados, ou por kilo.

Sobre as fitas protetoras, em geral, tenho a dizer o seguinte:

1) Charneira, JAMAIS. Nunca use charneiras, para absolutamente NADA. Charneira é coisa ultrapassada, estraga os selos, desvaloriza os selos “mint”. Sendo sincero mesmo, somente os Fila-Jumentos ainda a utilizam.

2) Não importa se seu sistema de classificação de selos seja por meio de álbuns ou classificadores. Use SEMPRE fitas protetoras. A marca das mesmas, se nacional ou importado, nesse caso, tem pouca relevância. Para álbuns não preciso comentar o motivo: São o único meio (além das estúpidas charneiras) no qual é possível por o selo na página. Mas no caso dos classificadores, é importante também utilizar fitas protetoras, por diversos motivos: Evita que os selos fiquem impregnados com poeira, ficando encardidos com o tempo; evita que a goma grude nos classificadores; evita que os bolsinhos dos classificadores rasguem os selos em uma retirada brusca; protege a denteação e os “confetes” da denteação, e PRINCIPALMENTE: Previne o surgimento de “ferrugem”.

3) Para o caso da utilização em classificadores, recomendo que usem a marca nacional «Maximaphil», principalmente, por a mesma não conter goma no verso. No nosso clima tropical, se seus classificadores estiverem recebendo uma umidade mais alta, as fitas importadas, que contém goma no verso, correm o risco de grudar no classificador. (Por isso mesmo o correto e ideal é manter os classificadores em um armário fechado, com vários saquinhos de silica-gel espalhados nas prateleiras).

4) No entanto, NÃO RECOMENDO O «MAXIMAPHIL» para selos NOVOS do Canadá (especialmente das décadas de 1960-70-80) e do Reino Unido, especialmente os selos «Machins» com a efígie da Rainha Elisabeth II. Experiência própria aqui: A razão é que a barra de fósforo existente nesses selos migra para o plástico transparente da frente da fita protetora. Não sei dizer porque isso acontece, mas só acontece no «Maximaphil».

5) Para a marca nacional «Maximaphil» recomendam, no caso da utilização em álbuns, que o mesmo seja colado com cola bastão, tipo «Pritt». NÃO RECOMENDO essa prática. Em pouco tempo a cola seca, fica vitrificada, a fita protetora se solta da página do álbum, e o selo corre o risco de se perder. Recomendo que colem as fitas nos álbuns utilizando GOMA ARÁBICA, encontrável em qualquer papelaria. Despeje um pouco de goma em um pires raso, ou a tampa de um pote, tipo as de margarina, bem planas e chatas, e aplique a goma na fita com cuidado, utilizando um pequeno rolo ou pincel.

6) A fita protetora nacional «Maximaphil» voltou a ser fabricada e a qualidade das soldas continua a de sempre, ou seja, soldas tortas ou em excesso, especialmente pras fitas com grandes tamanhos. Em um pacote que adquiri, perdi umas 3 ou 4 fitas ao cortar o excesso de solda. O preço aumentou muito também, e em uma compra em grande quantidade, mais vale adquirir um pacote por kilo das marcas importadas Leuchtturm, Lindner, Hawid, Prinz, Showgard, etc, do que o equivalente nacional. No final a diferença de preço é pequena, mas a diferença de qualidade é gritante.

DICA: Pacotes com 50g, 100g, 200g, 500g e 1 kg de fitas protetoras da marca LEUCHTTURM, assim como guilhotinas para corte, cola especial para fitas protetoras e esponja para umedecer a goma das fitas, são encontrados a venda com o amigo Nélio Oliveira, da Farol Alemão Coleções, o distribuidor oficial da Leuchtturm no Brasil. Ou direto pelo Whatsapp: (99) 98855-0000.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários deste blog são publicados com moderação prévia e são da exclusiva responsabilidade dos seus autores. Há liberdade de expressão, no entanto reservo-me ao direito de não aprovar os comentários que não cumpram com o objetivo do blog (propagandas, spam, etc). Não será aceite comentário algum que não se faça acompanhar com o nome do comentador. ("Unknown" não é nome pessoal).

Reservo-me também o direito de proceder judicialmente ou de fornecer às autoridades informações que permitam a identificação de quem use as caixas de comentários para cometer ou incentivar atos considerados criminosos pela Lei, e isto inclui injúria, calúnia, difamação, apelo a violência, apologia ao crime ou quaisquer outros.