Translate

14 novembro 2018

Sudão: Identificando uma falsificação


Selo emitido pelo Egito em 1889, com sobrecarga «SUDÃO» em árabe e em francês, para ser utilizado no Sudão Anglo-Egípcio a partir de 1897. Catálogo MICHEL Band 4 Nordafrika: Sudan MiNr. 8.

O selo egípcio comum, carimbado, cota € 1, enquanto o utilizado no Sudão, com a sobrecarga, vale € 50 carimbado, portanto vale a pena olhá-lo mais de perto.

Imediatamente, percebo que o carimbo obliterador tem a data de 22 XII 03, que faz parte do período de utilização desse selo, mas no carimbo consta a inscrição «CAIR», ou seja, cidade do Cairo, no Egito. Muito suspeito, pois os selos sudaneses não foram utilizados no Cairo.



Olhando mais de perto, com o auxílio de um microscópio, percebo que a sobrecarga SOUDAN está POR CIMA do carimbo obliterador do correio, o que é impossível nos exemplares originais.

Conclusão: Selo egípcio original (MiNr. 39), carimbo obliterador original (o selo foi usado no Cairo), sobrecarga SOUDAN completamente FALSA, fabricada para enganar o colecionador.



Este foi o microscópio utilizado na detecção dessa falsificação. Ao meu ver, este é um acessório indispensável na Filatelia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários deste blog são publicados com moderação prévia e são da exclusiva responsabilidade dos seus autores. Há liberdade de expressão, no entanto reservo-me ao direito de não aprovar os comentários que não cumpram com o objetivo do blog (propagandas, spam, etc). Não será aceite comentário algum que não se faça acompanhar com o nome do comentador. ("Unknown" não é nome pessoal).

Reservo-me também o direito de proceder judicialmente ou de fornecer às autoridades informações que permitam a identificação de quem use as caixas de comentários para cometer ou incentivar atos considerados criminosos pela Lei, e isto inclui injúria, calúnia, difamação, apelo a violência, apologia ao crime ou quaisquer outros.