Translate

09 abril 2017

«Staatswappen auf Ornament Kleinformat», diferentes papéis nos selos emitidos em 1900 pelo Reino da Bavária

Resolvendo uma dúvida que surgiu no fórum «Stampboards», onde um filatelista expõe sua dúvida quanto a como diferenciar os diferentes papéis desta emissão. Segue abaixo a minha resposta:

O Catálogo MICHEL especifica que os selos do estado alemão da Bavária (Bayern) MiNr. 65-68 existem em dois tipos BÁSICOS de papel:

X - mattorangeweißes bis mattrötlichweißes Papier
Mate branco alaranjado a mate branco avermelhado

Y - weißes bis mattgelblichweißes Papier
Branco a mate branco

Obviamente, o papel “branco” (Y) é o mais fácil de distinguir pois não mostra nenhuma tonificação.

Quanto aos demais, é um pouco mais complicado. No entanto, consegue-se distinguir com relativa facilidade expondo por 30 segundos os selos à luz de uma Lâmpada UV de ondas longas.

Para exemplificar, uso o selo MiNr. 68 x/y catalogado em duas máscaras de cores principais: mittel- bis lebhaftbraunpurpur (Töne), ou seja, “Púrpura amarronzado médio” (selos A-C abaixo, com tons de cor adicionais) e “Púrpura amarronzado brilhante” (selo D abaixo).

Diferenciar o papel desta emissão é importante, pois significa diferentes cotações no catálogo. Para este selo de 80 Pfennig, em especial, em estado de conservação (*) novo com charneira ou sem goma, a emissão no papel “Y” (branco) cota apenas € 4, enquanto que a emissão em papel “X” (amarelado) vale 10 vezes mais, ou seja, € 40.



Existem duas cores geralmente visíveis sob a Lâmpada UV de ondas longas: Um tom cinza azulado e um tom amarelado. Ambos terão diferentes níveis de intensidade.

O “azul” corresponde ao papel branco, ou seja, “Y”. Naturalmente, como mencionado acima, o branco é fácil de identificar.

O problema reside nos “amarelos”. Na imagem acima, o selo “C” é azul em ultravioleta, mas compartilha características de cor em luz natural amarelados com os selos “C” e “D”. Então qual é o papel “Y” amarelado branco fosco e qual é o papel “X”?

Existe apenas uma possibilidade:

O selo “C” está amarelado em luz natural pela mera ação do tempo, de decomposição lenta e gradual do papel. Ou seja, oxidação. Mas como refletiu azul na ultravioleta, logo é o papel Y, branco, e não o papel X, amarelado.

A luz UV refletindo “amarelo” será sempre o papel “X”. (Mate branco alaranjado a mate branco avermelhado).
A luz UV refletindo “azul” será sempre, portanto, papel “Y” (Branco a mate branco).

IMPORTANTE: Há de se tormar cuidado com a GOMA, caso o selo ainda a possua, pois a mesma possui uma forte reação de cor na luz ultravioleta: A goma fluoresce a cor amarela, e pode mascarar o selo impresso no papel branco a mate branco (que deve fluorescer em azul).


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários deste blog são publicados com moderação prévia e são da exclusiva responsabilidade dos seus autores. Há liberdade de expressão, no entanto reservo-me ao direito de não aprovar os comentários que não cumpram com o objetivo do blog (propagandas, spam, etc). Não será aceite comentário algum que não se faça acompanhar com o nome do comentador. ("Unknown" não é nome pessoal).

Reservo-me também o direito de proceder judicialmente ou de fornecer às autoridades informações que permitam a identificação de quem use as caixas de comentários para cometer ou incentivar atos considerados criminosos pela Lei, e isto inclui injúria, calúnia, difamação, apelo a violência, apologia ao crime ou quaisquer outros.