Translate

30 setembro 2016

Organizando a coleção: Parte 6 – Armazenando e Protegendo Cartões-Postais e Envelopes

O ideal, claro, é colocar em álbuns, e existem diversos modelos disponíveis no mercado. No entanto, há filatelistas que, como eu, efetuam muitas trocas e compras, e/ou participam do portal «Postcrossing» de troca de cartões-postais, não querem remover os selos, e preferem guardar os envelopes/postais, mas de uma forma mais econômica, ou seja, em caixas.

Então, a maneira mais econômica e segura é a que segue abaixo:

A CAIXA: Em acrílico, plástico ou papel acid-free, por serem materiais inertes, e sempre com tampa. Há diversos modelos, tamanhos e cores disponíveis, seja em papelarias, grandes supermercados, etc. Fica a critério de cada um. A única recomendação é evitar plásticos “made in china” ou que possuam um cheiro muito forte, pois esse odor tóxico pode passar para as peças. Não utilize caixas de sapatos, caixas de papelão comum, caixas de madeira e muito menos ainda de MDF. Estas são ácidas (vão causar a “ferrugem”) e/ou higroscópicas (absorvem umidade) e isto não é bom pra coleção.

AS PEÇAS: Proteja cada peça individualmente utilizando sacos plásticos, destes que vende em papelarias, e corte com uma guilhotina.

Por quê proteger com plástico? Evita sujeira, mãos sujas e oleosas, poluição atmosférica, insetos como traças e baratas, umidade, evita que os cantos da peça fiquem arredondados com o manuseio e principalmente, contato direto com outras peças com diferentes tipos de papel (o que ajuda a ocasionar ferrugem).

Os sacos devem ser de boa qualidade e espessura. Os da marca YES que possuem esta tarja branca lateral são mais caros, mas são os melhores em termos de transparência e espessura. Custam ~R$ 5 o pacote com 10 sacos. Sua durabilidade é de décadas sem alterações. Outras marcas são mais baratas, porém os sacos são feitos de PVC (mofam e amarelam com o tempo) e a transparência não é das melhores. Tu encontras boas guilhotinas grandes em papelarias por ~R$ 60 em média. As refiladoras são melhores que as de facão para este trabalho).

Segue o exemplo abaixo:




Após cortado, ficará com dois lados abertos, mas já é o suficiente pra proteção da peça.

 


Deixe um comentário!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários deste blog são publicados com moderação prévia e são da exclusiva responsabilidade dos seus autores. Há liberdade de expressão, no entanto reservo-me ao direito de não aprovar os comentários que não cumpram com o objetivo do blog (propagandas, spam, etc). Não será aceite comentário algum que não se faça acompanhar com o nome do comentador. ("Unknown" não é nome pessoal).

Reservo-me também o direito de proceder judicialmente ou de fornecer às autoridades informações que permitam a identificação de quem use as caixas de comentários para cometer ou incentivar atos considerados criminosos pela Lei, e isto inclui injúria, calúnia, difamação, apelo a violência, apologia ao crime ou quaisquer outros.